Sunday, January 16, 2005

MARTIN LUTHER KING (1929-1968)




Líder do movimento pelos direitos civis nos EUA, nascido a 15 de Janeiro de 1929.
Utilizou o conceito de não-violência proclamado por GANDI.
O momento alto da sua luta foi, em 1963, a "Marcha para Washington", um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos. Nesta marcha, King fez seu mais famoso discurso "I have a dream". O discurso expressou o seu sonho – e o sonho de todos os negros e de outras minorias nos Estados Unidos – de viver numa sociedade igualitária e justa.

"I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: ‘We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal.’ … I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character."

A marcha conduziu à promulgação da Lei dos Direitos Civis de 1964, que proibiu a segregação racial em locais públicos, empresas e escolas.
Em 1964, Martin Luther King, Jr. recebeu o Prémio Nobel da Paz.
Em 4 de abril de 1968, Luther King foi assassinado em Memphis, Tennessee, por um franco atirador chamado James Earl Ray. Earl era um fugitivo branco que admitiu a autoria do crime. O assassino de King foi condenado a 99 anos de prisão.