Tuesday, October 19, 2004

COMENTÁRIOS ÀS IMAGENS


Podemos dizer que estas imagens nos transmitem uma realidade com a qual não estamos habituados a conviver, e que por isso nos esquecemos que existe. A realidade é que existem inúmeras pessoas no mundo a sofrer verdadeiros atentados aos direitos humanos! A sua liberdade e direito a paz não são respeitados. A sua cultura, religião e língua são muitas das vezes motivo de exclusão social ou ate motivo de agressões! Estas imagens apenas revelam um pouco do que realmente existe. É necessário sensibilizar toda a população para estas questões e para a estabilização e mesmo retrocesso destes problemas.
Daniela Marques 12 F nº 8

As quatro imagens estão directa e indirectamente relacionadas com a guerra. Aqui, podemos ver vários direitos humanos que são violados começando pelo direito à vida que é um direito inato. Na guerra morrem imensas pessoas e muitas ficam incapacitadas para o resto da vida ( como pode ser visto na imagem) perdendo qualidade de vida que, a bem dizer da verdade, nunca a tiveram. As várias deficiências das pessoas consequência da guerra está relacionado com o direito à integridade física. O direito à integridade moral também está regularmente a ser violado. Temos o exemplo das prisões no Iraque onde todo o mundo pôde observar a humilhação e maus tratos que os prisioneiros estavam sujeitos. Acredito que este não seja um caso isolado mas só este saiu para cá. Eu fiquei chocado com o que ouvi na rádio. Vieram a público, outra vez, maus tratos numa prisão do Iraque mas nem Bush nem Kerry se importaram porque não é isso que dá votos. Qual dos dois o melhor? Bem, isto são outras histórias. As outras duas imagens podemos ver o direito à igualdade a ser quebrado. Lá, no Iraque, qualquer pessoa que defenda outra ideologia é presa sem mais nada. O que falta é liberdade tanto de movimentos como de ser uma religião diferente. Os ocidentais deviam ter respeitado a religião muçulmana e não ir contra ela porque como nós achamos a religião muçulmana diferente, eles também acham a religião cristã diferente.
Por fim temos um direito humano a ser respeitado que é a liberdade de expressão. Cada vez mais as pessoas tomam consciência que a guerra n é a solução e deve ser combatida. Temos assistido a várias manifestações a favor da paz que em alguns países teve eco mas noutros nem por isso. Esperemos por melhores dias.

Mafalda Grilo


A foto do menino ferido mostra as consequências que a guerra pode trazer, visto que o menino está ferido e foi-lhe amputada uma mão. Este caso não cumprem o direito à integridade pessoal tanto física como moral. Não cumpre a integridade física porque lhe deixaram marcas no corpo para toda a vida (o exemplo da mão amputada) e moral porque o menino vai ficar com traumas para o resto da vida devido ao sofrimento a que ele foi alvo. Visto que o direito à integridade pessoal proíbe maus tratos, penas cruéis e degradantes. Casos como este há aos milhares no mundo, principalmente em África, que é onde há mais casos de guerras civis, e minas espalhadas por muitas zonas, provocando muitos feridos como este menino, muitas mortes e muitas crianças órfãs ainda muito novas, fazendo com que a esperança média de vida nestes países seja muito baixa, em média por volta dos 40 anos.
Ana Santos 12º F, Nº 1

Para comentar as imagens é preciso saber que os Direitos Humanos foram criados em três gerações, sendo a primeira os direitos civis e políticos, a segunda os direitos económicos,sociais e culturais e terceira os direitos de solidariedade. Quando vemos as imagens podemos facilmente verificar que os direitos de primeira geração não são cumpridos, visto que não existe o direito à liberdade de expressão e informação e também o direito de voto. Podemos dizer que em relação aos direitos da segunda e terceira geração acontece precisamente o mesmo, ou seja, também não são executados. Conforme podemos contactar os Direitos Humanos não são cumpridos em toda a parte do mundo. Então pergunta-se o porquê de os Direitos Humanos não serem executados em países como o Iraque.

Fabio Paiva 12ºF

Estas imagens mostram, sem sombra de dúvida, um caso que usufrui dos seus direitos e os outros 3 que vêem os seus direitos ignorados, ou mesmo esquecidos. Em primeiro lugar, posso a falar sobre a imagem da manifestação pela paz. Aqui é possível observar que as pessoas estão a usufruir dos seus direitos que, neste caso, vão desde o direito de pensamento, liberdade de expressão, de reunião e associação. Ou seja, posso concluir que aqui os direitos são respeitados, pelo menos nestes aspectos. No entanto, devo sublinhar que as pessoas detêm também uma lista de deveres, entre eles respeitar os bens públicos, o que não parece ser o caso. Nas restantes imagens, verificamos uma perfeita corrupção aos direitos humanos que vão desde o direito de receber educação, direito ao asilo, direito à segurança, proibição de maus-tratos, entre outros. Muitas vezes, as pessoas que vemos nestas imagens (ou iguais a estas) são inocentes e acabam por sofrer pelos actos dos outros, para além de verem os seus direitos desrespeitados sem terem forças para fazer o mundo ouvir as suas vozes. Em conclusão, posso dizer que em muitos casos os direitos humanos não são respeitados, como podemos ver no caso da criança mal tratada e sem educação, assim como as pessoas sem casa por causa de uma guerra. Mas, é ainda necessário dizer que há também casos em que os direitos são respeitados.

Ana Sofia