Wednesday, October 04, 2006

Direito e Cultura

Compreendo que todos os povos tenham a sua cultura e, como tal, cada um tenha as suas tradições independentemente de ir contra as ideias de outros povos. Contudo, não consigo aceitar algumas das muitas tradições que fazem parte da história de alguns povos. Acho inacreditável que se mate esta ou aquela pessoa só porque na história daquele povo isso é normal ou que em pleno século XXI os homens ainda tenham o direito de exercer "poder" sobre as mulheres só porque são isso mesmo:homens.
Também não consigo perceber porque razão em muitos países matar acidentalmente uma pessoa é um crime e matar apenas por gosto ou por outros motivos mesquinhos não o é. Eu acho que todas as pessoas, independentemente dos erros que cometem e de estarem abrangidos por determinada cultura, têm o direito à vida e de verem os seus direitos salvaguardados.
Todos nós estamos, ou deveríamos estar, abrangidos por um Direito Natural que é, ou devia ser, igual para todos porque apesar de sermos todos diferentes somos todos iguais e como tal todos temos direitos que devem ser respeitados universalmente mesmo que isso vá contra certas culturas.
Sara Dores